RADAR PARA MULTAR

 

Um dispositivo perigoso, que pode causar acidente, está sendo usado para enganar os motoristas e aplicar mais multas.  A redução do tempo do sinal amarelo.

 

Sinal com radar fica amarelo por apenas dois segundos


Transição onde não há fiscalização tem intervalo maior; BHTrans diz que margem de erro eleva intervalo
 

Na Via Expressa, semáforo que conta com radar leva dois segundos entre o verde e o vermelho
Na Via Expressa, semáforo que conta com radar leva dois segundos entre o verde e o vermelho
PUBLICADO EM 16/05/13 - 3h0
Aline Lourenço e Natália Oliveira

Uma diferença de segundos pode ser suficiente para que um motorista menos atento seja flagrado pelo detector de avanço de sinal. E a infração foi registrada, apenas nos três primeiros meses do ano, 31.886 vezes em Belo Horizonte, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No entanto, motoristas alegam que o número elevado de autuações não se deve apenas à imprudência. Em muitos casos, a explicação dada por eles está no tempo reduzido entre a iluminação verde e a vermelha.

Não há lei que regulamente o tempo de permanência da luz amarela no semáforo. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no entanto, recomenda, em um manual dirigido aos órgãos de trânsito de todo país, que em vias com velocidade permitida de até 60 km/h, o tempo seja de pelo menos quatro segundos.

A reportagem de O TEMPO percorreu ontem 12 dos 40 pontos onde radares de avanço de sinal foram instalados na capital. Em todos eles, o tempo de passagem entre uma sinalização e outra é de dois segundos, diferentemente dos três sinais cronometrados pela reportagem em que não havia radar, onde são quatro segundos.

É o caso, por exemplo, do cruzamento entre as avenidas Amazonas e Barbacena, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da cidade, onde os veículos que seguem em direção ao centro têm dois segundos para frear antes que a passagem se torne proibida. Já no sinal instalado na mesma avenida, mas no cruzamento com a Francisco Sá, na região Oeste, onde não há o aparelho, essa mudança na sinalização leva quatro segundos.


Margem. Para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a diferença pode ser justificada por um erro nos cronômetros utilizados pela reportagem – as medições foram feitas sempre por dois aparelhos, que apresentaram o mesmo resultado. A empresa garantiu, entretanto, que iria verificar a programação dos sinais nos locais visitados.


Ainda conforme a BHTrans, a duração da sinalização amarela no trecho da Amazonas é de três segundos, com mais dois segundos de vermelho total, uma espécie de margem de erro entre o fechamento de um sinal e abertura de outro, o que daria aos motoristas até cinco segundos para a travessia.

“A programação dos sinais não é feita apenas com base na velocidade permitida, mas em critérios como o comprimento da travessia para pedestres e a largura dos cruzamentos”, explicou o coordenador de operações da BHTrans, Fernando Pessoa.

http://www.otempo.com.br/cidades/sinal-com-radar-fica-amarelo-por-apenas-dois-segundos-1.646471

 


Multa pode ser revista, diz advogado
PUBLICADO EM 15/05/13 - 23h51


Diante do descumprimento da recomendação do Denatran, o advogado criminalista Alexander Barroso explica que motoristas que se sentirem lesados podem se valer do manual do departamento para recorrer judicialmente contra as multas emitidas pelos radares nos semáforos.


“Geralmente, o juiz pede uma verificação técnica no semáforo para constatar o tempo. Como não é uma lei, cabe ao Judiciário a interpretação da recomendação do Denatran”, explicou.

O economista Diogo Valente, 29, já foi multado no radar da avenida Tereza Cristina e reclama do tempo curto. “Essa multa foi injusta. É censo comum que quando muda para o amarelo, dá tempo de passar. Não dá para frear em cima, ainda mais quem não conhece a cidade”, reclamou o morador de Mariana, na região Central do Estado, que vem à capital duas vezes por semana, a trabalho. (NO)

http://www.otempo.com.br/cidades/multa-pode-ser-revista-diz-advogado-1.646474
 

 

Eu também recebi três multas por avanço de sinal.   Mas simplesmente paguei, porque o tempo perdido correndo atrás da justiça poderia me custar mais caro.  Espero que não seja o caso da maioria e que essas sujeitas sejam corrigidas. Pois isso pode causar até acidente.  Motoristas com medo de multa podem frear bruscamente e o resultado ser danoso.

 


.